Em ano de eleições nos Estados Unidos, sabe-se que o tema da migração mexicana é um dos favoritos na campanha de Donald Trump. Em uma de suas declarações mais recentes, ele respondeu ao presidente mexicano, López Obrador, que pediu ajuda financeira a Washington pra travar a migração. Trump disse que não daria a ele nem 10 centavos.
O presidente mexicano López Obrador afirmou à CBS que as causas mais profundas desses deslocamentos precisam ser abordadas para que os fluxos migratórios sejam contidos. Nesta fala, em específico, o líder estava comentando sobre a política migratória norte-americana em relação a Cuba e à Venezuela.
Trump condenou a fala do presidente mexicano. Segundo o candidato presidencial republicano, à Fox News, Obrador estaria tentando ditar a política dos EUA quanto a migração. Além disso, em meio a campanha eleitoral, ele acrescentou que isso não teria acontecido em sua gestão, com o muro, e que “falta de respeito pelo presidente”, referindo-se à Joe Biden.
Plano de cooperação sobre migração mexicana
Ainda, quanto a migração mexicana e de países da América Central, Obrador apelou pela injeção de 20 bilhões de dólares como parte de um plano de cooperação. Dentro desse número, ele destaca o índice recorde de migrantes atravessando a América Central e o México para entrar nos EUA. Em resposta a isso, Trump declarou que o líder nunca pediria isso em sua gestão e que ele “não daria a eles 10 centavos”.
Nesse cenário, quando um acordo referente a esse plano de cooperação foi alcançado pelo governo de Joe Biden, Trump pressionou os senadores republicanos a votarem contra, dada sua estratégia eleitoral. Em resumo, uma aprovação do acordo não se adequaria à mensagem de sua campanha.
Ainda, vale ressaltar que o candidato republicado tem inflado seu discurso com mensagens xenófobas conforme as eleições de novembro se aproximam. “Estas são as pessoas que estão a entrar no nosso país, e vêm de prisões e vêm de prisões e vêm de instituições psiquiátricas e vêm de asilos e são terroristas. Eles os estão introduzindo em nosso país. E é horrível”, declarou ele.
Former President Donald Trump is gearing up to address voters’ escalating discontent with illegal immigration.
The hot-button issue might just be the deciding factor for many this coming November.https://t.co/LOXxwXV3d7
— Epoch Times Print Edition (@EpochTimesPrint) March 30, 2024
* Com informações do El País
** Imagem em destaque: Donald Trump – Crédito: Isac Nóbrega/ Palácio do Planalto via Flickr